Suporte Tutelar (Guardianship)

Quando os pais tomam a importante decisão de investir na educação de seus filhos através de um intercâmbio internacional, o que estão oferecendo na realidade é uma oportunidade única que impacta tremenda e positivamente na vida e no futuro deles. Por isso, é extremamente importante que essa experiência seja sem problemas.

Escolas particulares do Reino Unido exigem que estudantes internacionais menores de 18 anos e que cursem o ensino médio, que pretendam estudar em tempo integral por um período acima de 12 semanas, apresentem um documento legal de tutela (Guardianship - Ato das Crianças 1980 e 1989) e tenham um guardião legal no país. O guardião deve estar disponível em todos os momentos para agir em nome dos pais e responder às necessidades tanto do aluno quanto da escola.

Guardiões, também chamados Tutores, atuam como um elo entre os pais, a escola e a criança/adolescente. Eles atuam como um representante em casos de emergência. Isto proporciona tranquilidade e paz de espírito ao pais pela certeza de que seu filho/a terá um suporte tutelar e estará amparado legalmente. Guardiões permanecem vinculados ao estudante desde sua chegada ao Reino Unido até o seu retorno ao país de origem.

Veja abaixo alguns dos motivos legais para nomear um guardião para seu filho/filha no Reino Unido:

  • O aluno/a deve ter alguém que vai ser responsável por ele, enquanto no exterior e esta pessoa deve estar legalmente nomeado pelos pais;
  • O guardião tem autoridade para tomar decisões sobre tratamento médico de emergência ou operações, se necessário;
  • O guardião tem o dever de representar os interesses da criança, na corte da Inglaterra e País de Gales ou no tribunal da Irlanda, nos escritórios de imigração, polícia e outras instituições governamentais;
  • O guardião tem a responsabilidade de identificar uma moradia para o aluno em caso de doença, suspensão ou expulsão da escola;
  • O guardião é o responsável por encontrar casas de família e dar todo o amparo possível ao aluno durante seu período de férias e feriados.

A JC International acredita que as responsabilidades de um guardião vão além de suas responsabilidades contratuais. O mais importante é que o aluno se adapte rapidamente e receba todo o suporte emocional necessário durante essa nova experiência distante de sua família.

Além disso, a equipe da JC International acompanha o desempenho e desenvolvimento acadêmico do aluno/a sempre mantendo os pais informados através de um canal de comunicação em mão dupla via Whatsapp, proporcionando tranquilidade aos pais e segurança aos intercambistas.

A JC International leva esse serviço de suporte muito a sério pois uma experiência positiva e o bem estar das crianças em tutela é também, por consequência, a certeza de que o investimento na educação no exterior valeu a pena!